Equívocos em Ergonomia X
- Dr. CATÃO Jr.
- 1 de out. de 2018
- 2 min de leitura

As pessoas que estão sempre queixando no ambulatório médico têm um problema Ergonômico em seu trabalho
Diante dessa ocorrência, deve-se pensar não de forma simplista, mas em algumas alternativas: (a) pessoas que estão sempre se queixando no ambulatório médico podem sim estar sinalizando a existência de algum problema ergonômico em seu trabalho e devem ser ouvidas;
(b) podem estar sinalizando insatisfação com algum aspecto do seu trabalho ou do relacionamento com as chefias;
(c) podem estar trazendo algum tipo de problema pessoal de adoecimento, sem relação com o trabalho;
(d) podem estar interessadas em montar um prontuário rico de anotações visando um ganho secundário no futuro.
Recomendações:
♦ Com todo trabalhador que procura frequentemente o ambulatório, procurar fazer uma abordagem situacional sistematizada, coordenada pelo Médico do Trabalho, mas envolvendo outros profissionais quando necessário.
♦ A abordagem recomendada é o esclarecimento sem julgamento, onde o trabalhador será ouvido sem um pensamento de pré-julgamento ou pré-conceito a respeito do mesmo.
♦ Aspectos a serem esclarecidos: existe uma relação da queixa frequente com uma condição ergonomicamente incorreta? Existem sinais objetivos ao exame clínico? Existe um fator pessoal de doença que esteja sendo agravado por uma condição comum de trabalho? Existe necessidade de um remanejamento? Existe uma situação de adoecimento não devidamente esclarecida pela rede assistencial?
♦ Adotar a conduta mais correta, dependendo do que tiver sido encontrado. No caso de queixa relacionada às condições ergonômicas, não se ater somente a questão do posto de trabalho, mas também da gestão do processo produtivo com possível sobrecarga, à realidade psicossocial da área ocasionando tensão e à anulação dos mecanismos de regulação – ritmos forçados e horas extras, que muitas vezes fazem com que o trabalhador fique sobrecarregado.




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